terça-feira, janeiro 20, 2009

CURIOSIDADE SOBRE CANTO E A AUDIÇÃO

"Quando você fala ou canta, o som viaja não apenas de seus lábios para suas orelhas, mas também diretamente por sua cabeça, até chegar ao ouvido interno. De certo modo, você escuta a si mesmo duas vezes, uma pelo canal do ouvido e a outra, pelos ossos da cabeça. O transporte do som pelos ossos torna o som mais alto do que seria de outra forma e muda o conteúdo da receita sonora (a freqüência).
Isso explica por que não reconhecemos nossa própria voz numa gravação em fita K7. Essa gravação contém parte da voz que você escuta."

Fonte: http://www.studiomel.com/58.html

Isso explica porque todas as vezes que ouvi minha voz gravada eu sempre a achei esquisita e pensava coisas do tipo "essa voz não é minha", "eu não falo/canto tão estranho assim" ou "nossa, como uma gravação não consegue captar a realidade".

Um comentário:

Anônimo disse...

muito interessante isso Ana, sempre achei diferente também minha voz quando eu ouço e quando escuto a voz.. confesso q prefiro quando eu escuto e esqueço o resto rss, beijos