quinta-feira, janeiro 08, 2009

LIÇÃO PARA 2009 - SER MAIS EGOÍSTA

Uma coisa que aprendi neste ano que passou foi que eu preciso ser mais egoísta. Provavelmente vcs devem estar estranhando eu falar em egoísmo quando as pessoas normalmente falam em ser mais solidário, mais humano. Mas vou explicar o que vem a ser o "egoísmo" a que me refiro.
No segundo semestre de 2008, passei por muitos momentos em que sofri algumas consequências por ter me doado demais, ter me preocupado demais com os outros, por ter literalmente tomado as dores de outras pessoas.
A primeira delas foi o estresse de ter me doado demais e não receber nada em troca. Nós devemos nos doar pensando sim em não receber nada em troca, mas no fundo no fundo, a gente espera receber pelo menos um pouquinho. Especialmente quando você, que está de fora de uma determinada situação, consegue visualizar uma solução para um determinado problema ou alguma atitude que o outro deveria tomar. Você fala com a outra pessoa e ela simplesmente não faz nada, age como se nada estivesse acontecendo, como se sua opinião não existisse.
A segunda foi me contaminar com a trsiteza dos outros. Claro que, se quem está próximo a nós está triste, é fato que fiquemos um pouco tristes também, mas este ano eu levei isso um poico ao extremo.
E o que isso tudo causou? Tristeza, falta de ânimo, desgaste físico e emocional, piora do estado de saúde, descuido comigo mesma. Ainda não me recuperei por inteiro, mas Deus foi bom comigo e me abençoou com coisas boas e alegres na minha vida, para que eu voltasse a viver e não só sobreviver.
Portanto, para este ano, o que desejo para mim (assim como para os meus amigos) é olhar mais para o meu próprio umbigo e cuidar mais de mim, não dar muita atenção ao que os outros fazem ou nos dizem e fazer coisas que me dêem prazer, que me tragam alegria. Ou seja, ser mais egoísta!

5 comentários:

Kely com um ele disse...

egoísmo: Amor exclusivo a si mesmo, sem cuidar dos interesses alheios; egocentrismo

Eu penso que você não será mais egoísta olhando para sim, mas sim mais equilibrada, pois estará olhando para si e para o próximo também.
E tb será uma atitude mais sensata, pois olhando mais para si, você cuidará melhor das suas emoções e terá atitudes com as outras pessoas que vc possa arcar.

A questão que ocorreu com vc foi que você teve atitudes cujas consequencias você não aguentou e suas emoções foram as mais prejudicadas.

UM beijo da sua amiga metida e dar conselhos! =D

Borboleta Roxa disse...

Realmente egoísta não era a melhor palavra. Por isso expliquei bem o que quis dizer pra não entenderem errado.

Mas talvez eu estivesse precisando de um pouco de "amor a mim mesma", acho que no meio do caminho eu perdi isso...

Beijocas!

B-orboleta disse...

Achei outra borboleta ^^
Eu acho esse problema em comum. Esqueça os outros. Eles causam problemas pra eles, e a gente cata pra gente. não dá certo.

Borboleta Roxa disse...

Que bom! Mais uma amiga borboleta... weeeeeeeee =D
Bem vinda!

J.C. disse...

sou plenamente a favor destas idéias. só assim nos protegemos dos males que outras pessoas tentam nos imputar.