sábado, maio 09, 2009

PROBLEMAS COM A VERIFICAÇÃO DE ERROS DO WINDOWS

Meu computador sempre demorou para iniciar. Depois que eu instalei o antivírus Avast, ele ficou mais lento ainda. Ele abre a área de trabalho, mas ao clicar em qualquer ícone, ele não abre. Os ícones só abrem depois que é aberta automaticamente a janela Meus Documentos, o que leva uns minutos. Por isso, tenho o costume de ligar o computador e sair pra fazer outra coisa pr dar tempo do computador se iniciar completamente.
Só que no mês passado, eu comecei a perceber que o computador tava demorando mais do que o de costume para iniciar. Percebi que antes dele iniciar, toda vez aparecia a tela azul e ele entrava na verificação de erros. Demorava muito tempo verificando, acho que quase meia hora, dizia que não tinha erro nenhum e iniciava normalmente. Mas isso acontcia TODA vez que eu ligava o comptador. Aquilo, além de não ser normal, já estava me perturbando.
O que me preocupou mesmo foi quando tentei desfragmentar o disco supostamente com erro e eu recebia a mensagem que não podia por já ter uma verificação de erros agendada. Cheguei à conclusão que eu deveria fazer algo para resolver o problema.
Pesquisei algumas coisas na internet que usei, sem sucesso. Já sem saber o que fazer, um dia tive um insight. Foi à minha sala um colega de trabalho que mexe com a parte de manutenção de computadores, mas que vejo pouco por trabalharmos em andares diferentes. Daí resolvi pentelhá-lo expondo meu problema. Felizmente ele tinha a solução!
Foi bem simples: Dentro do Windows solicitei uma verificação de erros. Recebi a mensagem de que só seria feita ao reiniciar o computador. Deixei o computador ser reiniciado para fazer a verificação. Foram 2 verificações seguidas na tela azul. Depois que o Windows iniciou, solicitei outra verificação de erros; desta vez, consegui fazê-la dentro do Windows. Quando iniciei o computador, tudo voltou ao normal!
Estranho e confuso não? Vai entender o Bill Gates... =S

Nenhum comentário: