sexta-feira, março 27, 2009

CHOCOLATE BRANCO

Compartilharei algumas discussões com um grupo de amigos das quais participei. A primeira delas é um tema bem pertinente para esta época do ano: chocolate!

Tudo começou por causa da lembrança de um episódio (que eu confesso não me lembrar mais) em que eu disse para uma amiga (que não lembro mais quem foi) que chocolate branco era leite em pó em barra, sem nada de cacau. Daí esse amigo que lembrou do episódio quis me mostrar que eu estava errada, já que o chocolate branco possui manteiga de cacau.

Existe uma discussão sobre o chocolate branco, que muitos especialistas nem qualificam como um tipo de chocolate, pois não é feito com cacau. O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, enquanto o chocolate "preto" é feito com o pó do cacau. Bem, manteiga de cacau não é a mesma coisa que cacau, senão o leite e a manteiga de passar no pão seriam a mesma coisa. Além disso, em alguns casos, a manteiga de cacau é substituída por gordura hidrogenada na fabricação do chocolate branco.

Como não há cacau no chocolate branco e um de seu principais ingredientes é o leite em pó, minha afirmação não estava errada. Certamente na época eu devo ter visto ou lido algo a respeito.

Alguns links que confirmam minha afirmação:

http://www.terra.com.br/pascoa/beleza_comoequilibrar.htm

http://www.theydeserveit.com/pt/gift-items/chocolate-gifts/white-chocolate-gifts.html


http://oglobo.globo.com/projetos/gastronomia2008/mat/2008/10/03/degustacao_de_chocolate_em_aula_sobre_processamento_do_cacau-548548109.asp

Lembrem-se também que, em muitos ovos de páscoa feitos em casa, as pessoas misturam uma parte de chocolate (em geral ao leite) com gordura hidrogenada, para render mais e diminuir os custos. por isso temos ovos de chocolate com "gosto de sebo", pois contém uma proporção muito grande de gordura.

No fundo no fundo, tb acho que o chocolate branco tem "gosto de sebo",...

Nenhum comentário: