terça-feira, março 03, 2009

EU ODEIO A ESAF!

Há 2 semanas, tive uma semana bem trash. Em 3 dias eu consegui ser convocada para fazer um curso de formação de um concurso e ser excluída do concurso. Em resumo a ESAF fez uma caca muito grande de eu já estar eliminada na prova objetiva, mas eles foram me passando pras demais etapas: corrigiram a redação, depois me chamaram pros títulos e me chamaram pra perícia e o curso de formação. Só que aí outros candidatos viram a irregularidade e denunciaram pra ESAF. Dai saiu no DOU que eu fui excluída do concurso.

Realmente a ESAF pisou muito feio. No edital em que saiu o Resultado Final, muitos outros candidatos PNEs tanto do meu cargo qto de outros que tiveram nota objetiva abaixo dos 50% (que era regra do edital) e foram corrigidas as redações... o erro já começou aí! Só que pelos outros critérios de eliminação, eles foram cortados e só sobrou eu nesta situação. É mole?!

E eu que achei que a ESAF era uma instituição séria, pois antes mesmo de sair o edital me convocando pro curso de formação e pra perícia, me ligaram de lá dizendo que o tal edital iria sair, me informando que dia seria a perícia e me perguntando se eu iria comparecer. Pelo menos parecia ser séria, por respeitar o deficiente, não permitindo que ele perca um concurso por não saber a tempo da perícia, como ocorre com outras bancas ou órgãos públicos, que simplesmente liberam um edital ou publicam no DOU em geral numa 4a feira para ir fazer perícia no fim de semana. Onde estou trab atualmente, conforme já contei antes, o órgão publicou a convocação no DOU numa 4a para fazer uma perícia na 6a, contribuindo para que, facilmente, alguém deixe de comparecer.

O pior de tudo não é não ter passado na prova, pois no segundo dia de prova minha vó tinha falecido, então fiz a prova, em ambos os dias, sem a mínima condição emocional. O pior é a expectativa que a situação gera! Mas considerando que não passei por 2 pontos, acho que fui muito bem, considerando meu estado emocional na época e que a prova não era nada fácil. Isso prova que eu bati na trave e que, se eu tivesse estudado um pouquinho mais (ou estudado as coisas nada a ver de economia que caíram no concurso) eu teria passado. Quem sabe numa próxima, né?!?

Uma das coisas horríveis que tb aconteceram foi chato descobrir que na verdade minha família não estava me apoiando, me parabenizando pelo concurso, mas sim estavam preocupados com os interesses particulares e egoístas deles.
Minha mãe por ex nem me deu parabéns. Quando eu falei que tinha sido convocada pro curso de formação, a frase seguinte foi: "E como vc vai fazer pra ir pro curso de formação?" E daí como eu vou pro curso de formação?!? Eu ia de taxi, de carona, de jegue, por tele-transporte, pouco importa! Eu ia me virar e ir.
Tb tive q ouvir outra ótima dela: "Eu tava morrendo de vontade q vc fosse fazer esse curso pra eu passar mais de um mês sem ter q fazer almoço pra vc." Ela não tá mais fazendo almoço pra mim, e não é por causa do curso de formação... logo, outra frase completamente inútil e egoísta!
Meu irmão pelo menos foi gentil e me deu parabéns. Mas tive que ouvir uma ótima dele tb. Ele me ligou dizendo que por minha causa ele perdeu 1500 reais, pq ele ia ser instrutor do curso de formação (pq ele trab lá) e tinha sido vetado pq eu ia fazer o curso. Fazendo uma conta bem grosseira, pois não sei quanto ele ganha exatamente, 1500 reais ele ganha trabalhando uns 3 dias em um mês. Depois que fiquei sabendo da notícia de que eu iria ser eliminada do concurso, eu liguei pra ele pra dizer que a ganância dele tinha dado resultado.

Com uma família dessas, sinceramente, não preciso de inimigos, já cumpri minha cota nesta vida... affff...

Só estou publicando isso agora pq já estou mais tranquila com tudo que aconteceu do concurso. Procurei manter minha mente ocupada esses dias, pq mente vazia só pensa em coisa ruim. Voltei a destinar meus esforços e pensamentos a outras coisas importantes ao invés de continuar a desperdiçar essa energia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas que droga,Anna! Pois passo a odiar a Esaf,também!
De resto,familia... nossa base, nossa casca de banana.Momentos de incompreensão, frases mal ditas ou malditas, mesmo.Mas sobrevive-se, né?Bj,parabéns retroativo e minha solidariedade, querida.