terça-feira, março 10, 2009

QUANTO MAIS QUEIJO, MENOS QUEIJO (ou A FACADA DO LEÃO)

É época de fazer a Declaração do Imposto de Renda. Já fiz a minha, já que não tenho muito o que declarar, não tenho gastos dedutíveis e praticamente tudo de mais complicado é preenchido quando uso a opção de importar os dados da declaração do ano anterior.
Felizmente, esse ano estou mais feliz com a Receita: vou receber uma restituição legal! Ano passado lembro q fiquei muito p... com a Receita, pois o que eu recebi de volta não dava pra nada.
Considere o ditado do queijo suíço "Quanto mais queijo, menos queijo.", isso é, quanto mais queijo suíço, mais buracos haverá no queijo; logo, temos menos queijo, pois mais espaço é ocupado por buracos. Assim são os impostos: "Quanto mais salário, menos salário.", porque menos salário é pago para você, já que são cobrados mais impostos.
O que eu não entendo é: Eu não tenho gastos dedutíveis superiores ao padrão da declaração simplificada, que é 20% da sua renda. Logo, sempre opto pela declaração simplificada e sempre recebo dinheiro de volta. Até onde eu visualizo, uma pessoa que faz a declaração deveria pagar no máximo 20% de imposto. Porque na hora de reter os impostos na fonte, o governo já não calcula esses 20% pra cobrar? Assim teriam muito menos trabalho, pois não teriam que devolver dinheiro pra uma galera.
Ou será que o motivo é justamente forçar as pessoas a declarar sob o pretexto de que se vc fizer sua declaração direitinho vai receber dinheiro de volta? Confesso que, além de não querer perder meu CPF e outras penalidades, eu faço a decaração motivada pela restituição.

Nenhum comentário: