sábado, julho 18, 2009

CNH - ADENDO 3 - ISENÇÕES DE IMPOSTOS PARA COMPRA DE CARROS - PARECE VANTAJOSO, MAS NÃO É

Uma outra preocupação das pessoas bem informadas era me perguntar se eu sabia que podia comprar carrocom desconto, devido a isenção de impostos (IPI, IOF e ICMS). Eu sabia, mas mesmo assim comprei meu carro usado, sem nenhuma das isenções. Quando eu falo isso, as pessoas normlmente me olham com uma cara de interogação, mas eu explico.
Quando eu comprei meu carro, eu não ganhava tão bem quanto ganho hoje e não tinha tanto dinheiro guardado. Além disso, não se financiavam carros em 72x como hoje em dia. Eu pensava que mesmo assim, com as isenções, eu ia comprar um carro zero. Pura ilusão...
Se vc não é deficiente e não tem muita grana, vc pode comprar um carro zero 1.0 basicão, praticamente sem acessórios. No meu caso, eu não posso. Meu carro, dentre outras coisas, tem que sair de fábrica com câmbio automático, direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos. Logo, o carro não pode ser nem basicão nem 1.0, pq carro 1.0 não aguenta câmbio automático, pois ele exige muito do motor. Logo, pra comprar um carro com tudo isso, mesmo com o desconto, sai beeeem caro.
Portanto, na verdade, a isenção não é o governo ser bonzinho e te dar desconto, mas é uma compensação pelo fato de um deficiente, muitas vezes, precisar de carros mais caros devido à ncessidade de algumas características específicas. Se for colocar na ponta do lápis, eu compro um carro por mais ou menos o mesmo preço que uma pessoa qualquer compraria um carro zero básico.

Logo, pra quem imagina que as isenções são super vantajosas, no fundo elas não são. Elas servem para tentar facilitar o acesso de um deficiente a possuir um carro como ele precisa.

Nenhum comentário: