Sexta da semana passada estive pela segunda vez no Mercado Municipal, certamente um dos lugares mais charmosos de Brasília. O Mercado Municipal fica da 509 sul, na W3 e é uma tentativa de resgatar a avenida que, um dia, já foi o centro comercial da capital.
No Mercado há de tudo um pouco: queijos, vinhos, artigos de mercearia, padaria, doces, temperos, frutas e hortaliças, e até mesmo panelas. Mas para quem é de fora e está acostumado com o conceito de um mercado municipal ser um grande espaço com um monte de banquinhas, cada uma vendendo um tipo de produto, vai estranhar. (O que seria o mercado municipal do DF, considerando os moldes tradicionais, é a Feira do Guará.) Todas estas coisas são vendidas em um mesmo estabelecimento, sendo tudo do mesmos donos (sendo um dos donos o famoso Ferreira, dono do Armazém do Ferreira, Bar do Brasil, Bar Brasília, etc... ou seja, vários dos bons bares de Brasília).
Mas o mais interessante é a decoração do lugar, que foi feita toda aproveitando sobras antigas de demolição do Rio e São Paulo: vitrais, bancadas, móveis de madeira, grades... A decoração é super charmosa! Para quem tiver curiosidade, próximo aos caixas, tem um folhetinho explicativo no qual há a origem de todas as coisas antigas usadas na decoração. Uma pequena aula de história.
Seguem algumas fotinhos:
Visão geral do teto do Mercado Municipal: http://www.flickr.com/photos/borboletaroxa/3711617888/
Como era de se esperar, junto ao Mercado Municipal há o Bar do Mercado, cujas especialidades são o sanduíche de mortadela, composto por uma lapa de mortadela em um pouco de pão, e o pastel de bacalhau, que também é uma delícia.
Na verdade falar em delícias do local é fácil. Tudo é muito bom: os petiscos do bar, os queijos e frios do mercado, o bolo de aniversário... O atendimento é igualmente bom, todos são bem atenciosos. Só ficou um pouco lento no horário de pico, em que a cozinha demorava para dar conta dos pedidos.
Por falar em cozinha, to virando expert em visitar cozinhas. Acompanhada mais uma vez pelo colega de trab da minha mãe, visitador oficial de cozinhas, pela minha mãe e um amigo, fomos todos fazer um tour pela cozinha, com direito a toquinha no cabelo e tudo. O que mais gostei foram as máquinas para fabricação de pães, pois nunca tinha visto máquinas do tipo, nem sacos de farinha e pacotes de margarina gigantes.
Vale a pena conhecer o local, seja pelo bar, seja pelos artigos do mercado, seja pela decoração. Motivos não faltam para uma visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário