quinta-feira, julho 16, 2009

CNH - ADENDO 2 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DO DETRAN

Quando você faz a prova prática do Detran, você sabe que está sendo avaliado, vê que existe uma planilha que usam para marcar seus erros, mas você não tem acesso a ela. Ou seja, você não sabe ao certo quais são os seus critérios de avaliação.
Como eu fiz com um instrutor avulso, ele pode pegar no Detran a planilha da sua prova. Logo, eu tive acesso a ela, algo que parece-me que os alunos normalmente não têm acesso, pelo que conversei com várias pessoas.
Portanto, considero um serviço de utilidade pública divulgar o que os examinadores observam em você e quantos pontos você perde por cada um dos erros.

(clique na imagem para ampliá-la e conseguir ler)

Segundo a planilha, vc é reprovado se cometer alguma falta eliminatória ou se somar mais de 3 pontos.

Espero que assim eu possa ajudar futuras pessoas que vão tirar carteira de motorista a pelo menos saberem o que os examinadores consideram como erros.

8 comentários:

Anônimo disse...

essa planilha a gente recebe toda vez que reprovamos p/ pegar mais aulas dependendo de seu erro ( na auto escola são cristovão me disseram que é obrigatório pegar mais aulas )porem meu instrutor fala k estou apta a fazer a prova só não passo por kalsa do nervosizimo mas eu dirijo bem e todas as vezes k fiz a prova os examinadores eram novatos e oa invés de me traquilizar fazia a maior pressão...tiri minha dúvida só obrigada a pegar as aulas cada aula custa $30,00a visita $32,00 a prazo sendo na mesmo são cristóvão em formosa goiás a aula é $15,00reais. pode???

Anônimo disse...

OBS:REPROVEI 3 VESES E HOJE VOU MARCAR MINHA PROVA NOVAMENTE E TAMBÉM NUNCA CONSIGO MARCAR MEU HORÁRIO DE PROVA PELA MANHÃ QUERIA SABER O PORQUE ??PREFERIA FAZER DE MANHÃ COM O TRANSITO MAIS CALMO AS 7HS POREM ELES A KI NO DF MARCA A TARDE MEIO DIA E PEDE P/ CHEGARMOS AS 10HS E COMEÇA A FAZER OS EXAME AS 11HS COMO EU CHEGO SEMPRE 1hs DO HORÁRIO MARCADO FICO LÁ MUITO TEMPO AGUARDADO MINHA HORA DE FAZER O EXAME.

Borboleta Roxa disse...

Essa estória de dizer que está bem, que reprovou por causa do nervosismo, na minha opinião significa que não está pronto de verdade para dirigir. Se o trânsito te põe nervoso ou andar com outras pessoas te põe nervoso, como vai dirigir na "vida real"?!
Na primeira vez que fiz a prova, também achei que estava apta, fiz até aulas a mais que o obrigatório, o instrutor disse que eu estava bem, mas na hora fiz besteira.
Nas aulas seguintes, acabei descobrindo que ainda tinha muita coisa para aprender (na verdade, vc vai passar um bom tempo aprendendo coisas; eu tenho quase 2 anos de carteira e ainda tenho dificuldade em certas coisas!)
Quanto ao trânsito, como eu já disse, como irá pegar o trânsito da "vida real"?! Nas últimas aulas que peguei, meu professor me botava era pra andar nos eixos, na EPIA cheia de caminhões, justamente para perder esse medo de trânsito e até começar a andar numa velocidade um pouco maior (mais de 60 km/h) para sentir como é.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Eu estava super nervosa na hora da prova, perdir 2 pontos sem nem tirar o carro do lugar e mesmo assim mesmo assim passei, mas sabe, ainda não me sinto preparada para dirigir nos horários de pico, e não consigo estacionar em vagas muito apertadas, o ensino nas auto escolas deveria na minha opnião mudar!

Borboleta Roxa disse...

Oi Anônima,
O fato de você ter perdido 2 pontos sem sair do lugra não te impede de passar, se esse for o único erro que você cometeu, parabéns!
Qanto a não se sentir preparada, com todo mundo é assim, a prática nos faz sentir preparados. Eu demorei uns 5, 6 meses pra dirigir em horário de pico, mas fora do horário de pico eu dirigia qusse todo dia, nem que fosse só pra ir resolver algo relativamente perto de casa.
Estacionar também é prática! No início você sempre acha que vai bater, depois você se acostuma com as distâncias, até porque em geral o seu carro não é do mesmo modelo do que você fez aulas, então o tamanho é diferente.
Boa sorte e não deixe de dirigir por causa de não se sentir preparada, mesmo que no início cometa alguma "burrada". Você ainda está aprendendo. É normal!

Anônimo disse...

Boa noite,

Estou tentando entender o que os avaliadores do Detran da Bahia avaliam e como avaliam as pessoas no momento da prova prática, principalmente durante o percurso pois, peguei o meu resultado da terceira prova prática que fiz e fiquei frustrada, as faltas cometidas não foram as mesmas o que antes eu não cometi, de acordo com o avaliador foi cometido agora depois de mais treinamento. E, o parecer do meu instrutor é você está bem, mas para os avaliadores do Detran eu não estou. Será que eles querem avaliar uma motorista experiente ou uma pessoa que está iniciando...Na Bahia a aula custa 50,00 com duração de 50 minutos.

Borboleta Roxa disse...

Certamente eles não estão avaliando uma pessoa experiente. Eles sabem que vc é novata. A questão é vc ter a consciência de que cometeu os erros, que sim, podem ser diferentes dos anteriores. Como já comentei antes, o nervosismo atrapalha muito. Vc pode estar muito bem durante as aulas, mas se ficar nervosa na prova, erros vão acontecer. Acima de tudo calma, e saiba que só calma, prática e atenção que conseguem fazer de nós bons motoristas. Boa sorte!

Anônimo disse...

na verdade tudo nao se passa de um jeito de arancarem dinheiro da jente