sábado, fevereiro 23, 2008

FORMATURA E HOMENAGEM

Formaturas na UnB são padronizadas, então normalmente a cerimônia em si não tem nada de especial. O que dá o tchan ao evento é algum discurso diferente ou alguma torcida para algum formando mais exaltada. A minha neste ponto acho que foi bem normal, sem grandes destaques. Quer dizer, eu acabaria sendo o destaque. =D
Uma coisa muito legal foi que o prof. Marco Aurelio, que foi meu orientador, foi o paraninfo da turma (ele tinha sido escolhido para ser o patrono, mas como ele foi o sorteado para discursar, qdo eu avisei pra ele, ele disse que iria tocar com a profa. Alba (que originalmente era a paraninfa), pq já tinha 2 semestres seguidos que ele discursava nas colações. De qq foma, ele estava lá, e fez questão de me entregar o meu canudo - que por sinal perderam a tampa dele depois da colação =( Sorte que não tinha nada dentro. Eu fiquei muito emocionada e feliz, quase chorei, mas resisti.
Mas eu ainda iria chorar. Uma grande amiga minha, a Mah, resolveu que queria fazer uma homenagem a mim na minha formatura. Condensando infos que recebi de varias fontes, consegui fazer um panorama do qto foi difícil para ela conseguir fazê-lo. Um dos primeiros passos foi conversar com uma das psicologas la da UnB para pedir opinião de ela poderia ou não fazer-me a homenagem (pq tem gente que não gostaria destas coisas, ficaria com muita vergonha e tal). Dado o devido aval psicológico, diz a lenda que ela foi varias vezes ao Cerimonial e a Reitoria para que autorizassem que a homenagem fosse incluída na formatura. Segundo a Mah, a coord do Cerimonial foi bem intransigente neste ponto.
Mas nada como trab no Decanato de Graduação para resolver o problema! Como o decano é chefe dela e ele presidiria a cerimônia, pois originalmente ele é prof da Computação, ele deu uma mãozinha. Eu sei que ela mexeu os pauzinhos e o reitor autorizou a realização da homenagem. Pois é, qdo se conhece gente influente é outro esquema... hihihihihi
Após receber o canudo, cada formando tem que cumprimentar as pessoas da mesa e os profs e funcionários homenageados pelas turmas. Quando eu vi estava a Mah sentada em uma das cadeiras reservadas aos homenageados. Estranhei totalmente o fato e fiquei pensando em como ela tinha conseguido aquele lugar vip para assistir a colação. Era algo que eu iria perguntar a ela. Só que, obviamente, era por causa da homenagem.
Lá pelas tantas o prof. Murilo (o decano) começa a falar sobre o PPNE (Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB). Como eu era a única PNE da turma, obviamente sabia q aquilo era por minha causa. Daí a Mah foi chamada ao palco, me entregou um buque de flores lindo (com um cartão cheio de borboletas) e fez o seguinte discurso: (este é o discurso como a Mah me mandou; eventuais erros de português não são de minha responsabilidade...hihihi)

----------------

Boa noite a todos aqui presentes!
Sinto-me honrada de estar aqui representando o PPNE (Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais), vinculado à reitoria desta universidade e que tem por objetivo integrar alunos, professores e funcionários com necessidades especiais na universidade de modo a garantir a eles seus direitos básicos e a dignidade perante aos demais.
Como integrante do PPNE e aluna do curso de Matemática, aproveito esta cerimônia para homenagear a especial formanda em bacharel em Ciência da Computação, Anna Carolina Rocha, pela sua difícil jornada de um curso que exige dos alunos enorme empenho e dedicação.
Durante esses anos aqui na UnB sempre estive presente no PPNE e lá pude conhecer Anna Carolina que, desde o início, nos encantou com a sua determinação e persistência diante das suas dificuldades, além da vontade de concluir dignamente o curso . Por diversas vezes, a observei atentamente e vi como é grande a sua vontade de viver e de mostrar sua capacidade no exercício de qualquer função conquistando seus sonhos e almejando novos.
Sempre sorridente, de bem consigo mesma, agraciando a todos e conquistando o coração de cada um, touco-nos intensamente com sua delicadeza diante das pequenas coisas do dia-a-dia, cativando a nossa amizade,e admiração,tornando-se motivo de orgulho para o PPNE.
A Anna Carolina é fantástica! Não há quem discorde de que todo o seu carisma e dedicação extrema aos estudos a fazem a formanda mais querida, mais especial de hoje. Todos aqui presentes, todos os professores, todos os formandos, todos os pais, colegas, amigos, o PPNE e a UnB estão muito felizes por essa conquista porque, você Carol, é única!
Lamentavelmente há os que não tiveram a sensibilidade de enxergar você mais a fundo, deixaram de conhecer uma aluna tão valiosa que aspira ao conhecimento como a UnB tanto deseja. Mas isso apenas mostra como você é extraordinária ao lidar com sabedoria frente às diversidades impostas pela sociedade.
Te desejamos toda felicidade e sucesso pela frente! Muitas conquistas virão e as futuras barreiras serão enfrentadas sem muitas dificuldades, pois você já é especialista em superá-las. Estamos muito orgulhosos por esse momento e terei você sempre como uma das referências na minha vida, e acredito que falo aqui pelos demais colegas.
Obrigada a todos por esse momento.



----------------

Daí não aguentei e finalmente chorei enqto a Mah lia pra mim. Eu adorei o que ela fez, não só por ter sido comigo, mas pq de alguma forma foi mostrado para as pessoas ali presentes o qto é difícil para um PNE concluir um curso superior.
Conversando depois com a Mah, ela disse que a meta dela para as formaturas dos próximos semestres é conseguir que seja incluído na cartilha do Cerimonial que, toda colação que tenha um PNE como parte da turma, que alguem do PPNE componha a mesa e tenha direito de discursar. Espero que ela consiga isto para a formatura dela, senão eu ajudarei a correr atras.
Um fato interessante foi que, após a colação, varias pessoas aleatórias que eu nunca vi na vida me paravam para me dar parabéns. Achei muito curioso! Com a homenagem, acabei ficando mais pop do que já sou... hihihihihi

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Carol!
Parabens por ter conseguido tao sonhado canudo!
Faço minhas as palavras da Maira!
foi mais do que meressido essa homenagem!
vc é mesmo uma pessoa fantastica e especial, não por ser PNE e sim por ser a Carol, por ser unica!!
gosto muito de vc!!
estou torcendo sempre por vc
bjos