segunda-feira, junho 16, 2008

ODT e ZIP

Para postar as mensagens anteriores de hj, acabei descobrindo algo muito interessante.

Normalmente, eu escrevo as postagens no meu notebook, salvo em arquivo de texto e gravo no pendrive para postar usando internet alheia. Só que normalmente, eu gravo como arquivo .doc, não por vontade própria, mas por falta de opção, uma vez que em geral, computadores alheios não possuem Open Office ou algo similar. Desta vez, me esqueci, e quando cheguei aqui no trab e fui postar, o arquivo tava em .odt, que é o padrão do Open Office. Como aqui não tem o Open Office, não tinha como abrir.

Fui procurar pela internet alguma forma de abrir o arquivo online, um conversor, algo assim. Até achei um, mas não funcionou, deu excesso de conexões.

Lendo alguns fóruns sobre pessoas com problemas para abrir docs em .odt, um cara fez a horrível sugestão de simplesmente renomear para a extensão .doc e tentar abrir. Obviamente não funciona! Em resposta, outro cara comentou que o arquivo .doc é somente binário e o .odt é um .zip que contém um monte de arquivos xml dentro (ele inclusive sugeriu que renomeassem para .zip para ver o que acontecia). – caso eu tenha dito alguma asneira, alguém que mexe com software livre me corrija, só reproduzi o que o cara falou no fórum.


Renomeei e abri o arquivo zip resultante. Há vários arquivos xml e 3 pastas, com mais arquivos dentro. Dei uma futucada e vi que o arquivo content.xml, localizado na raiz do arquivo zip, contém o texto original, claro, com muitas tags a mais. Mas foi só copiar o trecho do arquivo, escolher a opção de Editar HTML no meu blog, colar e pronto! Perfeito! Não sabia que seria tão fácil... E eu procurando conversores... tststststs

Nenhum comentário: