quinta-feira, junho 26, 2008

ESTOU EXPOSTA PELA ARDENCIA NO REGAÇO!!! (ou O GOOGLE NÃO SABE FAZER INDEXAÇÃO DE IMAGENS DE BLOGS)

Na semana passada, veio a tona novamente no meu trab a estória da "Ardência no Regaço" (quem não sabe do que se trata, procure por uma postagem em maio sobre o assunto). Um colega foi mostrar a minha chefe do que se tratava e fez uma pesquisa no Google Imagens usando a expressão "Ardência no Regaço".

Tal foi a surpresa de todos (e minha tb) qdo vimos no fim da primeira página uma foto de umas asinhas roxas, as mesmas que ilustram o canto direito superior do meu blog. O mais curioso foi que, ao clicar na foto, ao invés de cair na postagem sobre a Ardência no Regaço, cai em uma postagem de fevereiro, sobre um assunto nada a ver.

O interessante é que, há um mês, quando eu queria uma imagem da Ardência no Regaço que mostrasse o nome e o carinha desenhado na embalagem eu não achei, nem no Google Imagens nem no site do fabricante (lá tinha a foto do vidro da pimenta, fora da embalagem; agora eu vi que eles até mudaram a foto). Portanto, para ilustrar do que se tratava, eu tive que bater aquela foto horrível de perto com a minha máquina digital antiga e sem muitos recursos, gerando a foto “horrível” que eu postei anteriormente. Agora, até que existem algumas imagens que eu poderia usar para ilustrar o que eu queria...

Fui verificar o que aparecia nas páginas seguintes da busca e já na página 2 comecei a perceber as incoerências. Conforme figura abaixo, vcs podem ver que ele buscou várias figuras do meu blog que não tinham a ver com o assunto. Reparem que as fotos nada a ver que aparecem na figura tb são provenientes de blogs.

Portanto, temos que o Google Imagens não consegue filtrar corretamente quando a imagem é proveniente de um blog. Ele simplesmente verifica se no blog fala algo sobre o assunto e traz todas as figuras existentes, sejam elas relacionadas à palavra procurada ou não.

Vale destacar que, na página 3 da busca, existe uma foto da Leila Diniz e abaixo os dizeres “... como diz Leila Diniz”. Uma colega aqui do trab ficou intrigada para saber o q a Leila Diniz tinha a ver com Ardência no Regaço. Nada, obviamente! Apenas mais uma foto postada em algum blog.

Mas o detalhe mais interessante é que não consegui achar a foto que eu bati na pesquisa do Google Imagens. Sacanagem! Se alguém achar, me avise, pois cansei de procurar; fui até a página 10 e nada da minha fotinho! =(

2 comentários:

Adam Victor Nazareth Brandizzi disse...

Então você virou uma espécie de referência sobre ardência no regaço?

Borboleta Roxa disse...

Pois é... Não é deprimente isso?!