segunda-feira, junho 29, 2009

SILVIO BARBATO - MINHA HOMENAGEM

No início do mês, mais precisamente em 3 de junho, escrevi neste blog sobre o maestro Silvio Barbato, que nos deixou precocemente por estar no vôo 447 da Air France. Um fato que não registrei na postagem anterior é que o avião caiu justamente no dia do meu aniversário. Mas como só fiquei sabendo da morte dias depois, sabe quando demora pra cair a ficha? Pois é, só alguns dias depois da postagem que me toquei da triste coincidência.

Mas o fato surpreendente sobre isso tudo foi abrir meu e-mail no fim da manhã de sábado e ver que havia um comentário no meu blog a ser moderado. O tal comentário, que pode ser visto lá na postagem, era de ninguém menos que Janette Dornellas, cantora lírica, amiga pessoal do Silvio Barbato e organizadora do grande concerto que foi feito ontem em homenagem a ele na Torre de TV. O motivo: ela queria minha autorização para ler um trecho da minha postagem durante o evento.

Um misto de surpresa e alegria! Aquilo que escrevi sem nenhuma pretensão seria lido para centenas de pessoas! Logo eu, uma simples mortal, que ele nunca conheceu... Não pude deixar de ir a Torre naquele fim de tarde de vento gelado, mas cheio de calor humano.

Antes do começo do concerto, fui aos bastidores procurar a Janette, para agradecer-lhe pessoalmente por ter escolhido meu texto. Ela, um doce de pessoa, me disse que ele fora escolhido justamente por ser espontâneo e por ser de alguém que não o conhecia pessoalmente. Também tive a oportunidade de conhecer a Eva, uma fã de carteirinha do Silvio, daquelas de ir no camarim tirar foto com ele (ela inclusive me mostrou fotos dela com ele),uma pessoa muito agradável.

O concerto foi lindo: muita ópera, o coro, e obras que iam de Carlos Gomes a Renato Russo, com o gran finale do Bolero de Ravel. Entre cada música, ela lido algum texto em homenagem ao Silvio ou feita alguma homenagem a ele. O curioso é que, no meio de tantos textos de parentes, amigos, colegas de trabalho, músicos, autoridades, lá estava o meu textinho, da ilustre desconhecida Borboleta Roxa. Meu texto foi lido antes da apresentação da banda Trampa junto com a orquestra, já que no meu texto eu citei a parceria. E eu, como fã do bom rock 'n' roll, achei que meu texto não podia ter sido lido em momento melhor. Além disso, a Janette, como artista que é, conseguiu passar de maneira maestral as minhas idéias quando escrevi o texto, por meio de entonações certas nas palavras certas (quando se escreve, não temos como dar destaque às palavras que gostaríamos, algo que só a fala nos propicia).

Como o concerto durou 2 horas e meia e minha máquina fotográfica só tinha espaço para gravar 45 min, filmei alguns dos melhores momentos, mas pecisamente me ative a filmar quando ouvesse canto junto a orquestra, ou seja, as árias de óperas e músicas provenintes de musicais. Obviamente, filmei também o momento em que meu texto foi lido, seguido pela aprsentação banda.

É... este bloguinho está começando a alçar grandes vôos!

Abaixo, algmas notícias sobre o evento. No primeiro link, é possível me ver na foto se você a ampliar. Eu estou no rumo do toldo branco.

http://blogdoturiba.blogspot.com/2009/06/brasilienses-vaos-as-ruas-por-cultura-e.html

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/06/28/cidades,i=122216/CONCERTO+NA+TORRE+DE+TV

+LEMBRA+O+MAESTRO+SILVIO+BARBATO.shtml

http://www.sc.df.gov.br/exibe_materia.php?id=633

(a programação mostrada no site da Sec. de Cultura teve algumas modificações)

Para encerrar, um fato curioso da noite: havia um rapaz alugando cadeiras a 5 reais para quem não quisesse sentar no gramado. Havíamos levado uma cadeira só e acabamos alugando outra. Um bom jeitinho brasileiro de se ganhar uma grana!

P.S.: Aproveitando o assunto, no sábado fui a um encontro de corais no SESC da 913 Sul e no início foi exibido um vídeo de uns 5 minutos em homenagem ao Silvio Barbato, com um coro cantando Va Pensiero e uma sequência linda de fotos e trechos de videos com o Silvio. Eu, que não costumo ser uma pessoa emotiva, não resisti e comecei a chorar de tão lindo.

4 comentários:

Buscadora disse...

Nossa anninha, PARABÉNS! Muito me alegrou saber que o seu post foi escolhido para se prestar uma homenagem! C tá chique em menina!

Beijos! =D

Jane Andréia Pinheiro disse...

Anninha, muito legal!
Como diz minha mãe: fazer o bem, sem ver a quem...
Você está sempre preocupada com o devido reconhecimento de qualuqer iniciativa nobre. Acho que foi um presente dele pelo seu aniversário, em retorno de sua sinceridade.
Beijos,
Jane Pinheiro

Jane Andréia Pinheiro disse...

Anninha, muito legal!!!
Como diz minha Mãe: - quem faz o bem sem ver a quem sempre recebe a recompensa.
Você sempre se preocupa em dar reconhecimento a qualquer iniciativa nobre.
Acho que foi um presente del pelo seu aniversário.
Bj,

Jane Pinheiro

Anônimo disse...

Tá importante mesmo! Um monte de gente chegou no meu blog pelo seu :)