No início do mês, mais precisamente em 3 de junho, escrevi neste blog sobre o maestro Silvio Barbato, que nos deixou precocemente por estar no vôo 447 da Air France. Um fato que não registrei na postagem anterior é que o avião caiu justamente no dia do meu aniversário. Mas como só fiquei sabendo da morte dias depois, sabe quando demora pra cair a ficha? Pois é, só alguns dias depois da postagem que me toquei da triste coincidência.
Mas o fato surpreendente sobre isso tudo foi abrir meu e-mail no fim da manhã de sábado e ver que havia um comentário no meu blog a ser moderado. O tal comentário, que pode ser visto lá na postagem, era de ninguém menos que Janette Dornellas, cantora lírica, amiga pessoal do Silvio Barbato e organizadora do grande concerto que foi feito ontem em homenagem a ele na Torre de TV. O motivo: ela queria minha autorização para ler um trecho da minha postagem durante o evento.
Um misto de surpresa e alegria! Aquilo que escrevi sem nenhuma pretensão seria lido para centenas de pessoas! Logo eu, uma simples mortal, que ele nunca conheceu... Não pude deixar de ir a Torre naquele fim de tarde de vento gelado, mas cheio de calor humano.
Antes do começo do concerto, fui aos bastidores procurar a Janette, para agradecer-lhe pessoalmente por ter escolhido meu texto. Ela, um doce de pessoa, me disse que ele fora escolhido justamente por ser espontâneo e por ser de alguém que não o conhecia pessoalmente. Também tive a oportunidade de conhecer a Eva, uma fã de carteirinha do Silvio, daquelas de ir no camarim tirar foto com ele (ela inclusive me mostrou fotos dela com ele),uma pessoa muito agradável.
O concerto foi lindo: muita ópera, o coro, e obras que iam de Carlos Gomes a Renato Russo, com o gran finale do Bolero de Ravel. Entre cada música, ela lido algum texto em homenagem ao Silvio ou feita alguma homenagem a ele. O curioso é que, no meio de tantos textos de parentes, amigos, colegas de trabalho, músicos, autoridades, lá estava o meu textinho, da ilustre desconhecida Borboleta Roxa. Meu texto foi lido antes da apresentação da banda Trampa junto com a orquestra, já que no meu texto eu citei a parceria. E eu, como fã do bom rock 'n' roll, achei que meu texto não podia ter sido lido em momento melhor. Além disso, a Janette, como artista que é, conseguiu passar de maneira maestral as minhas idéias quando escrevi o texto, por meio de entonações certas nas palavras certas (quando se escreve, não temos como dar destaque às palavras que gostaríamos, algo que só a fala nos propicia).
Como o concerto durou 2 horas e meia e minha máquina fotográfica só tinha espaço para gravar 45 min, filmei alguns dos melhores momentos, mas pecisamente me ative a filmar quando ouvesse canto junto a orquestra, ou seja, as árias de óperas e músicas provenintes de musicais. Obviamente, filmei também o momento em que meu texto foi lido, seguido pela aprsentação banda.
É... este bloguinho está começando a alçar grandes vôos!
Abaixo, algmas notícias sobre o evento. No primeiro link, é possível me ver na foto se você a ampliar. Eu estou no rumo do toldo branco.
http://blogdoturiba.blogspot.com/2009/06/brasilienses-vaos-as-ruas-por-cultura-e.html
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/06/28/cidades,i=122216/CONCERTO+NA+TORRE+DE+TV
+LEMBRA+O+MAESTRO+SILVIO+BARBATO.shtml
http://www.sc.df.gov.br/exibe_materia.php?id=633
(a programação mostrada no site da Sec. de Cultura teve algumas modificações)
Para encerrar, um fato curioso da noite: havia um rapaz alugando cadeiras a 5 reais para quem não quisesse sentar no gramado. Havíamos levado uma cadeira só e acabamos alugando outra. Um bom jeitinho brasileiro de se ganhar uma grana!
P.S.: Aproveitando o assunto, no sábado fui a um encontro de corais no SESC da 913 Sul e no início foi exibido um vídeo de uns 5 minutos em homenagem ao Silvio Barbato, com um coro cantando Va Pensiero e uma sequência linda de fotos e trechos de videos com o Silvio. Eu, que não costumo ser uma pessoa emotiva, não resisti e comecei a chorar de tão lindo.
4 comentários:
Nossa anninha, PARABÉNS! Muito me alegrou saber que o seu post foi escolhido para se prestar uma homenagem! C tá chique em menina!
Beijos! =D
Anninha, muito legal!
Como diz minha mãe: fazer o bem, sem ver a quem...
Você está sempre preocupada com o devido reconhecimento de qualuqer iniciativa nobre. Acho que foi um presente dele pelo seu aniversário, em retorno de sua sinceridade.
Beijos,
Jane Pinheiro
Anninha, muito legal!!!
Como diz minha Mãe: - quem faz o bem sem ver a quem sempre recebe a recompensa.
Você sempre se preocupa em dar reconhecimento a qualquer iniciativa nobre.
Acho que foi um presente del pelo seu aniversário.
Bj,
Jane Pinheiro
Tá importante mesmo! Um monte de gente chegou no meu blog pelo seu :)
Postar um comentário